A Fisioterapia Neurofuncional visa o diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras de adultos; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE).

Os principais objetivos são induzir ações terapêuticas para recuperação das funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio proporcionando maior funcionalidade e independência ao individuo.

A terapêutica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências e aperfeiçoar padrões motores com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos do Conceito Neuroevolutivo (BOBATH) e da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (KABAT).

Todos os pacientes passam por uma avaliação minuciosa, onde são determinados o raciocínio de tratamento e atividade, assim o paciente também é instruído com exercícios diários, para facilitar a terapia. Pensamos sempre em micro e macro objetivos para serem atingidos dependendo do acometimento e da lesão.

Além disso usamos o método PILATES para o trabalho de recuperação da funcionalidade, força, alongamento desde que o paciente possua as habilidades para tal método.

Patologias tratadas:

  • AVCI (Acidente vascular cerebral isquemico)
  • AVCH (Acidente vascular cerebral Hemorragico)
  • Distrofias musculares
  • Labirintites
  • Lesão de plexo Braquial
  • Estenose de canal medular

Outras patologias necessitam de atendimento complementar, como Hidroterapia, Ecoterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiólogo entre outras.