Por muito tempo RPG ( Reeducação Postural Global) foi considerado a técnica que salvaria todos de dores na coluna  e problemas posturais  gerados pelo novo século.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método fisioterapêutico, nascido da obra O Campo Fechado, publicado por PH. Souchard em 1981, na França após 15 anos de pesquisa no domínio da biomecânica.

É  um método terapêutico manual que se aplica a todas as patologias que requerem fisioterapia:

  • Problemas morfológicos
  • Problemas posturais
  • Lesões Articulares
  • Patologias Reumáticas
  • Sequelas Neurológicas Espásticas
  • Problemas Traumáticos
  • oenças Respiratórias

A RPG baseia-se em três princípios fundamentais:

  • Individualidade: Cada ser humano é único e reage de forma diferente;
  • Causalidade: A verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma (causa/conseqüência)
  • Globalidade: Deve-se tratar o corpo como um todo, buscando identificar as responsabilidades das retrações musculares nas patologias músculo-esqueléticas.

Um dos diferenciais da RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando os movimentos e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

A RPG é apenas umas das técnicas que apenas o fisioterapeuta pode executar, que trabalha com as cadeias musculares do corpo. Temos também : Busquet, GDS, Cadeias musculares , Pilates  como exemplo.

No entanto quando avaliamos o indivíduo ativamente, executando movimentos do dia a dia como andar,  baixar,  agachar, olhar para trás, avalizamos também a interferência dos músculos que fazem a ação dos movimentos do corpo. Vemos que tem outras interferências que podem originar dor que não só a falta de alongamento da musculatura estática.

É uma técnica que abrangem vários patologias, porém hoje já temos técnicas mais rápidas e indicadas  para algumas delas como é o vaso das escolioses.

A fisioterapia cresceu muito em pouco tempo, os artigos científicos estão cada vez mais qualificados nos mostrando o caminho mais adequado para cada patologia,  por isso procuramos trabalhar com no que há de mais novo é indicado para cada patologia.

Muitos médicos ainda indicam apenas a técnica ao invés de indicar para o fisioterapeuta avaliar e discutir o caso, como deveria ser o tratamento de um ser humano, que é único, sendo assim o tratamento tem que ser estudando de forma interdisciplinar, é por isso que na Physioterapia temos o hábito de discutir os casos com outras especialidades e juntos chegar ao melhor resultado, através de uma tecnologia de avaliação e prontuário dos pacientes.

Respondendo a pergunta inicial,  a RPG é fisioterapia, pois é uma técnica que somente o profissional fisioterapeuta pode executar,  é apenas mais uma das ferramentas do arsenal de um profissional para resolver os casos que chegam em nossa clinica, mas nem todos possuem o curso de formação da técnica.

O mais importante é a avaliação do profissional do  movimento, com uma serie de perguntas e testes que fechem a pergunta  sobre a causa da queixa, sendo o menos importante a técnica a ser usada, pois o  que devemos ressaltar é o  raciocínio clinico, pois muitas vezes a causa é bem longe da queixa e não se estranhe em muitos dos quadros ser de inicio psicológico.

Hoje os principais Guidelines , que são diretrizes estudadas pelas maiores escolas de coluna e fisioterapia, falam que não mais podemos fazer tratamentos para dor crônica apenas visando o sistema musculo esquelético, os fatores ligados ao psique estão em torno de 56%.

RPG e muitas outras técnicas são iguais a fisioterapia.

Conheça outras técnicas de fisioterapia que podem resolver seus problemas diários em nosso blog.

PALAVRAS CHAVES: RPG , FISIOTERAPIA, POSTURA, DOR LOMBAR, DOR CRONICA

Roberta dos Santos Cavenaghi

Especializada em ortopedia e movimento humano

CEO da Physioterapia e Consultorios

 CEF Infinity Saude e Fitness

CEFFITO 3/72489 F