SAÚDE DA MULHER E GESTAÇÃO

Cuida da mulher nas suas diversas fases , melhorando, inclusive, sua qualidade de vida Como o iniciar e concluir do ciclo menstrual e da fertilidade, a descoberta e o desenvolver da sexualidade e do próprio corpo, a gravidez e a maternidade, o amadurecimento e o envelhecimento.

DOENÇAS UROGINECOLÓGICAS – Incontinência urinária, disfunções proctológicas, disfunção sexual, enurese noturna (perda de urina durante o sono) e prolapsos, são alguns tipos de disfunções uroginecológicas. A fisioterapia é considerado o melhor tratamento conservador, ou seja, não cirúrgico. E mesmo quando uma cirurgia é necessária, o ideal é fazer fisioterapia antes e após o procedimento: Antes, para que o paciente ganhe consciência da musculatura, aprenda a contraí-la de forma correta, e se possível trabalhar força e resistência. Após, para recuperar o que foi aprendido antes e iniciar o fortalecimento e resistência, se este for o caso.

DISFUNÇÕES URINÁRIAS E FECAIS – A incontinência urinária e fecal podem ser causadas por diferentes causas: traumas físicos, traumas emocionais, fraqueza muscular, sobrepeso, pós-operatório, etc. Mais uma vez a fisioterapia é o tratamento conservador Padrão Ouro. Em alguns casos é necessário incorporar também a atuação de outras áreas como a Psicologia e Nutrição por exemplo.

PREPARAÇÃO DO CORPO PARA O PARTO – Durante a gestação o corpo passa por várias adaptações musculoesqueléticas e hormonais, sendo desconfortáveis na maioria dos casos, como dores na região lombar, falta de equilíbrio e fraqueza de modo geral. Somente por estes motivos o acompanhamento com o fisioterapeuta já era válido e necessário! Mas nos últimos anos a fisioterapia se especializou cada vez mais em obstetrícia, e hoje este profissional atua trazendo consciência corporal para gestante, indo além do tratamento das disfunções causadas pelo período gestacional, preparando- a literalmente para o trabalho de parto, parto e pós parto. O foco deste acompanhamento é a qualidade das etapas.

DOULAGEM

CUIDADOS DO CORPO APÓS O PARTO – Após o parto o corpo inicia sua recuperação fisiológica, e a depender dos hábitos de vida da mulher, podemos prever como ela será: Quanto mais ativa a mulher foi antes e durante a gestação, melhor e mais rápido. Quanto mais sedentário mais lento. Indiferente disto o ideal é passar pela avaliação da fisioterapia e se necessário iniciar acompanhamento.