SINTO DOR

Cuida da origem da sua dor e não só do sintoma, grande parte das dores crônicas já estão sendo interpretadas pelo seu cérebro de forma diferente, afetando inclusive o estado emocional. O inverso também é possível, e como nos mais recentes estudos, entendemos que a dor é multifatorial, por isso desenvolvemos uma avaliação minuciosa para aprender a compreender o seu corpo e a origem da sua dor.


 

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

A Fisioterapia Respiratória é o meio utilizado para promover o estabelecimento ou restabelecimento da função pulmonar utilizando técnicas manuais e/ou com auxílio de equipamentos, exercícios ativos, ativo-assistidos ou passivos além de procedimentos técnicos (como aspiração das vias aéreas, por exemplo). De um modo geral, os objetivos são favorecer a capacidade ventilatória, ou seja, tornar o mais eficiente possível a entrada e saída de ar dos pulmões e a melhor troca gasosa.

Para que se alcance esses objetivos, a Fisioterapia Respiratória atua de modo a melhorar o clearance mucociliar (processo de “limpeza” brônquica natural da via aérea), na prevenção ou remoção de secreções brônquicas em excesso (favorecendo as trocas gasosas), melhora da mobilidade torácica e da ventilação pulmonar.

A prevenção e tratamento das pneumopatias por meio da prática da reabilitação podem ocorrer nos níveis ambulatorial, hospitalar e terapia intensiva, ou seja, em todas as condições clínicas em que se encontra o paciente a Fisioterapia pode e deve estar presente, evitando o agravamento dos casos, restabelecendo a função pulmonar em menos tempo e promovendo maior qualidade de vida.

 

 

FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL

A Fisioterapia Neurofuncional visa o diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam as funções neuromotoras de adultos; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE).


Os principais objetivos são induzir ações terapêuticas para recuperação das funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio proporcionando maior funcionalidade e independência ao individuo.

A terapêutica baseia-se em exercícios que promovam a restauração de funções motoras, de forma a resolver deficiências e aperfeiçoar padrões motores com importante fundamentação nos princípios neurofisiológicos do Conceito Neuroevolutivo (BOBATH) e da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (KABAT).

Todos os pacientes passam por uma avaliação minuciosa, onde são determinados o raciocínio de tratamento e atividade, assim o paciente também é instruído com exercícios diários, para facilitar a terapia. Pensamos sempre em micro e macro objetivos para serem atingidos dependendo do acometimento e da lesão.

Além disso usamos o método PILATES para o trabalho de recuperação da funcionalidade, força, alongamento desde que o paciente possua as habilidades para tal método.

Patologias tratadas:

- AVCI (Acidente vascular cerebral isquemico)
- AVCH (Acidente vascular cerebral Hemorragico)
- Distrofias musculares
- Labirintites
- Lesão de plexo Braquial
- Estenose de canal medular

Outras patologias necessitam de atendimento complementar, como Hidroterapia, Ecoterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiólogo entre outras.

 

 

FISIOTERAPIA ORTOPÉDICA

Tem como objetivo, alinhar as sistemas (ossos, músculos, ligamentos e condicionamento), para um a qualidade de vida adequada par aos dias de hoje.

Assim, usamos diversos métodos para a aquisição desse objetivo, como: terapias manuais (Mulligan, Osteopatia, Maitland, Liberação Miofacial, Therataping, conectiva e Ciriax, Kinesio Tape), Pilates (solo e aparelhos), cinésio terapia, plataforma vibratória, condicionamento funcional, alongamentos, eletroterapia, alongamentos conjuntos, entre outras.

As patologias tratadas na ortopedia são diversas, por isso tratamos de patologias simples, como fraturas, pós operatórios, lesão de mãos, pés, e cervical como lesões esportivas que exige precisão de avaliação pelo gesto esportivo e de equipamentos específicos, para que tenhamos um resultado rápido e eficiente.

Trabalhamos com no máximo 2 pessoas por sala, se o paciente puder, se não o tratamento é individual e especifico par a a patologia da qual veio tratar.

Entramos em contato com o médico responsável, para que aja um tratamento multidiciplinar, alinhando conhecimento e técnicas novas para melhor recuperação da patologia.

 

 

REUMATOLOGIA

A Fisioterapia Reumatológica atua na reabilitação das mais diversas enfermidades do sistema músculo-esquelético. As doenças reumáticas acometem indivíduos de todas as etnias e idades apresentando as mais diversas manifestações clínicas. Muitos desses distúrbios são crônicos ou intermitentes.

Exatamente por isso a fisioterapia atua nos sinais e sintomas usando as técnicas de terapia manual, eletroterapia, magneto terapia e temos especialistas em gerontologia.

Lembrando que uma parte importante para ser cuidada é a adequação de tenção dos tecidos para que não aja desalinhamento articulares no caso das artrites e precisamos manter a massa magra (músculos) para que a dor de atritos articulares não aconteçam.

Cada doença na reumatologia tem sua especificidade, é importante estar por dentro das atualizações e novas diretrizes de cada uma delas. Sendo assim temos em. Nosso time um profissional especializado em cada área da fisioterapia que mantém todos informados.

O tratamento da reumatologia não é igual ao tratamento ortopédico e nem deve ser usado protocolos.

Algumas patologias tratadas conhecidas como crônico-degenerativas: Artrite Reumatóide, Osteoartrose, Espondilite Anquilosante, Fibromialgia e Osteoporose.

 

 

UROGINECOLOGIA

NÃO TEMOS TEXTO