Caminhar reduz sintomas da artrose

Segredos pora combater a fascite plantar
20 de outubro de 2010
Nutrição Esportiva: A importância das carnes na dieta dos atletas
22 de outubro de 2010

A artrose ou a osteoartrite é um dos males que atinge uma enorme parcela da população, tanto brasileira como a população mundial, sendo uma das causas de procura a consultórios de ortopedistas, reumatologistas, fisiatras e geriatras. Sempre nos deparamos com dores intensas nas articulações dos joelhos e coluna, principalmente da chamada Terceira idade. A dúvida principal nestes casos é sempre a mesma: Como lidar com isso?
A maioria costuma receber medicações anti-inflamatórias e os denominados “condroprotetores”, nova classe de medicamentos indicada para recompor o desgaste das cartilagens articulares. Posteriormente são encaminhados para fisioterapia, com pequenos alívios e longos tratamentos. Em casos extremos, é sugerido o tratamento cirurgico com, geralmente, colocação de proteses.

Ao contrário de outros tecidos, a cartilagem não é alimentada e nem renovada pelo sangue mas sim por reacoes bio-elétricas geradas pelos movimentos das proprias articulações. Quando as juntas por várias razoes, diminuem ou cessam os movimentos, cessam também os estímulos que as mantem sadias, e ai então se instalam a artrose e as outras doenças osteoarticulares.
Basicamente já que o cessar das atividades físicas diminuem muito as reações em cadeia da produção dos líquidos intra-articulares e a instalam as artroses o melhor remédio para o tratamento das artroses é a movimentação, obviamente que devem estar acompanhadas de profissionais especializados para evitar outros problemas e lembrando que este tipo de tratamento é de longa duração mas com respostas bastante interessantes positivamente e normalmente também de longa duração.
Entre as atividades mais comummente indicadas estão a hidroginástica, as caminhadas e o pilates por serem atividades de baixo impacto e que normalmente quando bem feitas não comprometem ou proporcionam outras lesões.