Segredos pora combater a fascite plantar

Retomando o material….
20 de outubro de 2010
Caminhar reduz sintomas da artrose
21 de outubro de 2010

A fascíte plantar é uma lesão que provoca dor no arco do pé. A recuperação é lenta e o índice de recorrencia é alto. As causas mais comuns são o esforço repetitivo e o excesso de pronação, que provocam micro rupturas e inflamações nas fáscias plantares (tecido que recobre a planta do pé). Para lidar com isso, o corpo coloca um aglomerado de fibras sobre a área lesionada. E como essa nova camada não tem tanta elasticidade quanto o tecido sadio, a fascia fica vulnerável a outras lesões.

Algumas das técnicas mais usadas hoje em dia para o tratamento das fascítes plantares são:

Terapias por ondas de choque que consiste em ondas de corrente elétrica de baixa intensidade que tem por objetivo ajudar na produção de colágeno na região afetada para melhorar a elasticidade da região.

Terapia de Plasma enriquecido de plaquetas onde o sangue do paciente é colhido e centrífugado para obter-se um concentrado de plaquetas que é novamente injetado na área lesionada. As plaquetas contem fatores de crescimento que estimulam a regeneração do tecido

Botox. A toxina botulínica é injetada nas fascia plantar para provocar a paralisia do nervo, reduzindo a dor e a inflamação o maior problema é que ainda não existem trabalhos para saber o efeito a longo prazo já que apesar do bloqueio da dor não há cura da lesão.

agulhamento Seco, onde usam-se agulhas para fazer pequenas punções na fascia plantar do pé acometido, isso provoca pequenos sangramentos fazendo com que as células sanguineas sejam recrutadas para tratar o tecido.

Mas se voce não tem dinheiro para tudo isso já que estes tratamentos são muito caros recomenda-se procurar um ortopedista e um fisioterapeuta para realmente tratar o problema desde a sua postura que sim interfere e muito na maioria dos casos de fascíte plantar até o seu tipo de pisada que na maioria dos casos é um pouco mais demorado mas fatalmente irão resolver os problemas das fascítes plantares.

Se tiver alguma dúvida entre em contato com um profissional de sua confiança para saber mais.