RPG

É aplicado por profissionais de fisioterapias, através de aulas que usualmente têm duração de 1 hora em aparelhos próprios ou no solo.

O que é RPG?

A Reeducação Postural Global, ou RPG, é uma técnica realizada, exclusivamente por fisioterapeutas, que trata as desarmonias do corpo humano, levando em consideração as necessidades individuais de cada paciente, já que cada organismo reage de maneiras diferentes às agressões sofridas. RPG não é massagem. “Apesar de ser uma terapia manual, método depende da interação entre fisioterapeuta e paciente para obtenção de bons resultados”, normalmente ao término das sessões o paciente se sente cansado, como se tivesse praticado ginástica, isso se dá pelo trabalho muscular global e também respiratório.

A técnica

Dores nas costas, nas articulações, noites mal dormidas, tensões musculares, etc.

Quem nunca passou por pelo menos uma dessas desagradáveis experiências?

A terapia RPG trata esses e muitos outros problemas com bons resultados, por meio da reeducação do corpo.

Exemplo: Quando sofremos uma contusão, a primeira reação do corpo é tentar proteger a lesão, para não sentirmos dor. Por isso, criamos, automaticamente, um mecanismo de “compensação” para evitar o problema inicial. É o que acontece quando torcemos o tornozelo, por exemplo, que para não termos dores, enrijecemos a musculatura e transferimos o apoio corporal para a outra perna e, por isso, mancamos.

O Tratamento

Para se obter um resultado positivo com RPG são necessárias sessões semanais de uma hora, mas pode haver exceções, nos casos mais graves as sessões podem acontecer duas vezes por semana. Realiza-se uma a duas posturas normalmente.

O tratamento é individualizado e é indicado em todas as faixas etárias a partir de 7 anos.

Princípios

A técnica do RPG não visa apenas atender pacientes que estejam sentindo dor, mas também aqueles que buscam encontrar um melhor equilíbrio e viver em harmonia com o corpo.

  • Individualidade: cada ser humano sente e reage de uma maneira diferente
  • Casualidade: a verdadeira causa do problema pode estar distante do sintoma

A RPG remonta da consequência à causa.

  • Globalidade: não tratar partes isoladas, e sim o corpo como um todo

Em quais patologias a RPG é indicada?

Para as mais diversas patologias clínicas, a técnica de RPG é indicada:

  • hiperlordose
  • hipercifose
  • torcicolo
  • dor cervical
  • hérnia de disco
  • e várias outras…

As Posturas:

Quem tem algum tipo de lesão não pode, de forma alguma, realizar o método sem o acompanhamento de um fisioterapeuta com especialização em RPG.

A partir da análise das sete zonas do corpo – cervical, ombros, dorsal, lombar, quadris, joelhos e pés – e dos sintomas relacionados pelo paciente, o profissional indica os exercícios de respiração e as posturas a serem seguidas.

O tratamento se baseia em 8 posturas para cada grupo muscular. O paciente assume uma posição que deve ser mantida por um tempo pré-determinado (com treino, a pessoa se acostuma a ficar no “encaixe” certo por minutos). A postura será indicada de acordo com a patologia do indivíduo, isto é, o método é personalizado. As posturas nada mais são que movimentos lentos, graduais e progressivos que duram, em média, 20 minutos cada.

O objetivo é alongar e descomprimir o corpo, permitindo que os músculos se automatizem a ficar nas posições fisiologicamente corretas. Dessa forma podemos nos manter em posturas adequadas sem o esforço que você deve estar fazendo agora, tentando manter a postura correta.

“É importante que a pessoa leve para o seu dia-a-dia as técnicas da RPG. Isso quer dizer para pegar peso, passar roupa, caminhar e dormir com a postura correta”.

Apesar de todos os cuidados que devemos tomar com nosso corpo e o ambiente que nos cerca é importante que exista sempre um acompanhamento extra feito por profissionais especializados. Esse detalhe é que irá determinar o funcionamento ideal, biológico e orgânico, de seu corpo. Lembre-se que a cada um de nós possuímos nossa individualidade genética o que irá determinar na forma como o seu organismo irá reagir ao tratamento.

Psicologia

Apesar de todos os cuidados que devemos tomar com nosso corpo e o ambiente que nos cerca, é importante que exista um acompanhamento extra, fator que determina o funcionamento biológico e orgânico. Este fator é o da individualidade genética pois cada um de nós possuímos particularidades na forma como o nosso organismo reage ao tratamento.

A Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência…

Dependendo da necessidade detectada por nossos profissionais, podemos trabalhar com a massagem integrativa favorecendo o relaxamento, a oxigenação, a energização, a diurética calmante, o equilíbrio.

Auxilia também no tratamento médico tais como problemas de coluna, artrite, artrose, dores lombares (ciática), alívio de tensão.

No que se refere à conscientização corporal favorece o autoconhecimento fazendo com que você aprimore a percepção de seu próprio corpo, aprendendo a conhecer suas tensões e soltá-las.

Nutrição

Nutrição Funcional é uma maneira de prevenir e melhorar desordens no nosso organismo, causadas por um estilo de vida não favorável à saúde. Provavelmente você nunca tenha correlacionado alguns problemas de saúde com a sua alimentação, a não ser aqueles que a mídia enfatiza, como o grande consumo de gorduras relacionado a problemas cardiovasculares, por exemplo. A Nutrição Funcional é a busca pelo equilíbrio do organismo mediante a detecção e correção dos maus hábitos na alimentação.

A alimentação errada, a poluição do ar, da água e o sedentarismo (falta de exercício físico), são problemas que acarretam distúrbios emocionais que afetam a concentração no trabalho, no relacionamento conjugal ou em qualquer outro tipo de relacionamento interpessoal.

Apesar de todos os cuidados que devemos tomar com nosso corpo e o ambiente que nos cerca é importante que haja outro fator que determina o funcionamento biológico e orgânico. Este fator é o da individualidade genética, cada um possui particularidades de como o organismo reage.

A Nutrição Funcional tem como base:

1.Tratamento Individual
São analisados a alimentação, o histórico de patologias, as medicações utilizadas, os aspectos emocionais, a prática de exercícios físicos entre outros fatores, assim como avaliação antropométrica, dobras cutâneas, massa e gordura corporal, sinais e sintomas (o que você está sentindo e qual nutriente está faltando), orientação nutricional, plano alimentar individualizado, acompanhamento da evolução nutricional.

  1. Equilíbrio Nutricional e Qualidade de vida
    Através da consumação de forma equilibrada dos nutrientes, ganha-se força, disposição física e mental, e bem estar físico.

Consulte-se com nossa nutricionista e monte sua dieta e seu tratamento, veja como esse investimento em você pode mudar a sua aparência e a sua disposição para a vida.

no-repeat;center top;;

auto