30 de julho de 2014
Esteróides e anabolizantes: Os caminhos que podem não ter volta
30 de julho de 2014

Para o corredor, é quase normal sentir dor após um treinamento, mesmo que não seja lesão. Isso pode ocorrer quando determinadas atividades solicitam excessivamente o sistema muscular apresentamos queixas de dores difusas. Nesse caso é importante verificar a presença de nódulos, os quais podem ser ativos (onde há queixas de dor) ou latentes (quando presentes, mas sem queixa de dor).

Acesse o blog da Educação Fisica

A massagem é uma terapia que pode ajudar muito o corredor nesse processo de recuperação. Em todos os tipos de massagem, o terapeuta centra a sua atenção no cérebro, na desportiva, pensa-se nas necessidades individuais do atleta. O aumento do número de praticantes, aliado ao incremento da competitividade e intensidade do exercício, contribuíu para elevar o estatuto da massagem, agora, mais do que nunca, reconhecida como um meio privilegiado de recuperação.

A massagem desportiva deve ter pontos em comum  com outros tipos de tratamento dentro do âmbito da massagem e é muito importante acumular grande conhecimento de anatomia e fisiologia, em particular os sistemas muscular e esquelético. Ao compreenderse estes sistemas e os efeitos do exercício, pode apreciar- se como a massagem beneficia o atleta e se toma parte integral do programa de treino.

Contra indicações

A massagem desportiva é desaconselhada em diversas situações, quando o prejuízo se sobrepõe ao benefício. Por isso, os atletas devem evitar a massagem quando se verificarem os seguintes casos:
• Temperatura do corpo superior a 38 graus ou mal-estar do atleta.
• Existência de traumas, feridas abertas, contusões recentes, roturas musculares, entorses, frieiras e queimaduras .
• Tumores.
• Doenças circulatórias (veias varicosas, flebites, tromboses).
• Cancro
• Melanoma
• Hemofilia
• Doenças de pele infecciosas (infecções bacteriológicas,de fungos,virais e herpes).
• Reacção adversa ao tratamento.
• Situação que recomende conselho médico.
• Diabetes (a massagem tem o mesmo efeito que o exercício nos níveis de açúcar do sangue. Por isso, é necessária medicação apropriada).

Benefícios

A massagem desportiva bem aplicada é o método mais eficaz para resolver problemas de tensão muscular e restabelecer o equilíbrio do sistema músculo esquelético.
Se for utilizada regularmente, ajuda os atletas e prevenir lesões, cuja origem pode estar relacionada com a sobrecarga de treino. Um programa mais intenso prejudica os músculos, assim como articulações, ligamentos e tendões.
Os desequilíbrios musculares podem desenvolver-se e, sem diagnóstico preciso, atingir um estádio grave, capaz de causar desconforto ou impedir o desempenho desportivo. Um massagista experimentado consegue detectar variações nos tecidos mais finos. A utilização de técnicas correctas ajuda a manter um estado físico saudável.
Assim, depois de uma prova ou treino longo, nada melhor do que uma massagem desportiva para relaxar os músculos, propiciando oxigenação para que as fibras musculares relaxem e evitem câimbras. Não podemos nos esquecer, entretanto, que a massagem, quando realizada antes do treino/prova, tem como objetivo estimular a circulação sanguínea dos músculos e os preparar para a jornada que virá. Certamente sua performance será muito melhor e a sua recuperação mais rápida e menos “dolorida”.