9 de dezembro de 2013
12 de dezembro de 2013
E ai Pilates é fisioterapia ou  fisioterapia é pilates?
Antes de tudo  precisamos saber que o métodode pilates é puramente cinésiologia e biomecânica, matérias básicas da fisioterapia.Assim vem sendo muito  usado  na reabilitação lúdica de muitas patologias.
Em  Physioterapia e consultórios temos alguns relatos de casos e ficamos  surpresos em perceber que usamos ométodo Pilates como parte de protocolos de recuperação para os nosso pacientes.
Praticamente todo mundo sabe mais ou menos o que é, mas a maioria das pessoas pensam que é fundamentalmente uma forma de treinamento.
No entanto, as vantagens deste procedimento são muitos e vão além do ginásio.
Todos nós já ouvimos o que é o método Pilates, bem conhecido por causa de algumas práticas, ou porque temos recomendadomas ainda existem algumas perguntas:
·                     O que é Pilates?
Este método foi desenvolvido por Joseph Hubertus Pilates no meio do século passado, a partir de bases extraídas de trauma, ginástica e yoga. É uma forma de trabalhar o corpo e a mente,  os exercícios devem ser realizados com uma alta concentração. Nenhum movimento ocorre de forma aleatória.
·                     Quais são os seus princípios básicos?
Esta técnica promove o equilíbrio entre o sistema respiratório, o sistema músculo-esquelético e alinhamento do corpo, combinando controle de exercícios abdominais facilitando o movimento e foco mental. Inicialmente Pilates chamou sua técnica de “Contrologia” porque procurava completar a “coordenação da mente, corpo e espírito.” princípios, incluindo elementos físicos e cognitivos são mesclados como centralização (assumimos uma base estável), concentração, precisão, alinhamento, coordenação, o fluxo e a respiração.
·                     Posso fazer Pilates se minha forma física não é grande?
Sim, os exercícios vão progredindo de movimentos básicos, eliminando a gravidade, exercícios mais complexos e funcionais,combinando a coordenação, a estabilidade e equilíbrio contra a gravidade puxando nosso corpo. A coisa boa sobre Pilates é que ele se adapta a diferentes níveis de desempenho físico e provoca resultados rápidos, o que também promove a sua popularidade.
·                     O que é a estabilidade do núcleo, core,ou contaçãoabdominal?
Este termo, como se costuma dizer  em Pilates nada mais é do que o núcleo estabiliza todo o nosso corpo e é isso que temos de trabalhar para corrigir toda descompensação do sistema músculo-esquelético. Este sistema de estabilização é composto dos músculos profundos do abdominal, assoalho pélvico e tórax. Este trio forma um centro de cinto ou faixa (quando enfraquecida e trabalhadas) ancorar o corpo, facilitando a circulação dos membros e coluna vertebral. Se eles se movem a ser objeto de uma base estável (o cinto de que falamos) sobrecargas, empurrões, ele evita a dor …
·                     Chão ou máquinas?
Inicialmente começou a desenvolver seu método de colchonete (ou tapete) e, em seguida, foram introduzidas máquinas: cadillac, reformer, cadeira e barrel. Em todos eles há uma superfície de apoio de dimensões diferentes de acordo com o aparelho e uma série de molas, barras deslizantes e eu induzir plataformas que facilitam ou diminuir a velocidade de movimento.
·                     Qual tem sido a evolução do Pilates?
Pilates tornou-se bastante popular, especialmente entre bailarinos e coreógrafos cujos ferimentos de formação intensiva e foram obrigados a passar longos períodos de recuperação e inatividade. Graças a este procedimento teve a chance de curar a realização de uma série de exercícios que lhes permitiram manter a sua aptidão, evitando a possibilidade de recidiva ou lesão. Na verdade, vários estudos suportam o método  Pilates para a recuperação de lesões que foram geradas com dançarinos.Na última década, o método tem evoluído a partir de um método tradicional (mundo exclusivo de dança), uma vez, que é aplicado na vizinhança da reabilitação. 
·                     O que é reabilitação com Pilates?
Basicamente corrigir a má postura e os movimentos nocivos.  Estas patologias podem ocorrer, além de ser o resultado do mesmo foi mostrado que a correção da disfunção do movimento diminui a incidência de dor, encurta os episódios de dor e evita recaídas. Pilates trabalha em três pilares básicos neste: instabilidade dos segmentos corporais, e disfunções movimento adptados da má postura.
·                     Qual é a diferença entre Pilates outros métodos como ioga?
Pilates combina as principais vantagens de outros métodos tradicionais, tais como yoga ou equipe de ginástica, que tem muitas semelhanças, mas também diferenças fundamentais. Esta forma de treinamento afeta o tônus ​​muscular e no trabalho puramente físico, mas também presta atenção à flexibilidade , a respiração e concentração . Os exercícios são realizados em um ritmo calmo, porque eles têm uma certa estrutura ao qual você deve prestar atenção. Ser controlado por todo o corpo, como tudo o que ele vem para fazer o trabalho. mais importante é a forma de executar o exercício para fazer muitas repetições. 
Tudo isso deve ser acompanhado por respiração adequada. Ambos yoga e Pilates enfatiza a  consciência de como respiramos e os alunos são desafiados a executar as duas respirações profundas para inspiração e a expiração. No entanto, yoga enfatiza a respiração diafragmática, enquanto você faz Pilates no peito e costela.
Ambos são exercício de baixo impacto, mas os movimentos de yoga são executados a partir de uma posição estática. No Pilates realizada uma série de repetições dinâmicas do mesmo movimento. Ambos são exercícios anaeróbios, ou seja, o trabalho é em baixa freqüência cardíaca. Fortalece os músculos sem aumentar indevidamente o volume muscular. Aumenta a flexibilidade, melhorar a circulação e reduzindo a chance de lesão.
·                     E o que tem a ver com academia convencional?
Como a ginástica tradicionais também compartilha algumas semelhanças e diferenças. Ginástica convencionais é geralmente mais intensa, sendo considerado uma atividade aeróbica se consumir  oxigênio e freqüência cardíaca aumentar. Esta disciplina tem mais impacto do que os dois acima mencionados, o que significa que é proibido para alguns usuários. É verdade que na ginástica e Pilates fazem repetiçõess, embora o ritmo é mais rápido, geralmente com o impacto e, por vezes, com cargas  e acessórios como halteres. Finalmente, e ao contrário do que acontece nas ginásticas, em Pilates e yoga, e dada muita atenção para a precisão dos movimentos e a respiração,
·                     Quem pode fazer Pilates?
O Pilates modificado é adequado para todos os tipos de pessoas, se querem cuidar do seu corpo, como se o que eles querem é corrigir a má postura, que por sua vez irá causar desconforto nos músculos ou articulações.
·                     Preciso de supervisão?
Sim Dada a importância da respiração e precisão na execução dos exercícios, a intervenção de um profissional para nos instruir e corrigir em tempo real é necessário. Com a experiência você pode realizar exercícios individualmente, mas no início e durante a reabilitação o profissional certo é indispenssável.
Além disso, analisa-se a sessão de tipos morfológicos do paciente, isto é, a posição que tem tanto em estático e dinâmico. Isso determina o que os movimentos desencadeiam, os problemas e o que pode aumentar o risco de causar um problema futuro locomotor (tendinopatia no ombro, dor nas costas, hérnia de disco …) devido a uma aplicação inadequada. Também determinamos se há movimentos compensatórios por medo da dor que por sua vez é causada por outra doença ou lesão …Também avaliaram a respiração para ver se feito corretamente e se refere a uma posição específica da caixa torácica, o que deixa os músculos do corpo superior de e para os membros inferiores. Quero dizer, olhe para a ligação do núcleo para o resto do corpo e se não estiver correto para reeducar.
·                     Quem não pode praticar Pilates?
Na verdade, não há contra-indicações absolutas, paciente vem em primeiro lugar é submetido a uma revisão global e nível de ternos de exercício, por isso é totalmente personalizado. Por exemplo, no caso de próteses da anca ou joelho, a mobilidade da articulação de acordo com a fase em que o paciente está na modificação de recuperação.
Para os pacientes com osteoporose , a carga de trabalho e suporte estendido sejam evitados. Mulheres grávidas , mais para contra-indicação prevenção, Pilates vai fazer durante o primeiro trimestre, a menos que você já tem experiência prévia nesta disciplina. Logicamente, os exercícios também são adaptados para a fase da gravidez e as mudanças que o corpo sofre. O mesmo se aplica a pessoas com hérnia de disco , eles não vão fazer certos exercícios que podem prejudicá-los.
A chave para usar Fisioterapia Pilates é personalizar a  rotinas de treino de acordo com o nível físico do paciente, a presença de dor ou não, o morfológicos e as suas características particulares. Daí a insistência em ter a supervisão de profissionais.
* Roberta Cavenaghi
Fisioterapeuta

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