13 de junho de 2014
15 de junho de 2014
Somos vitimas do próprio peso!!!
Veja que a physioterapia e Ivaldo Bertazo falam a mesma língua!

Para quem esta fora de peso, não é apenas começar a fazer ginástica, é um processo de realinhamento, reeducação e exercício. Porque poucos entendem isso?



Solto, a favor da gravidade o esqueleto assume suas tendências deformantes, umas pessoas mais , outras menos, dependendo da sua costituiçao, nao se entregue a determinismos tipológicos, deixando de investir numa boa organização ortopédica. Enfim todos pagamos o preço da desinformação, da falta de aprendizado, da ausência de atenção e pouca disciplina a pratica!!!
Observe essas duas moças na foto da esquerda, isso é tão comum, não é!? Acontece que a medida que os anos passam, o mau se amplia, pois; diariamente, o tempo todo, em todos os minutos, em toda uma vida, deixar o corpo solto a favor da gravidade, aos poucos inscreve-se um caminho sem volta.
Observando as duas moças, já em estado obeso, entende-se que precisam de movimento, e emagrecer. ë comum indicar em primeira mao, esteira, bicicleta, corrida, danca aeróbica etc Enfim prescreve-se praticas aeróbicas para o emagrecimento.
Nós pedimos atenção e cuidado, nao cometam esse equivoco! Quando o quadro apresenta-se assim comprometido, deve primeiramente ocorrer um intenso processo reeducativo, um programa assistido e exigente, com os seguintes objetivos: modificar e organizar os encaixes articulares , equilibrar as funções musculares, reducar a postura e os gestos intensamente. Asseguramos que a atividade aeróbica na primeira fase traria resultados catastróficos ao corpo das duas moças, ampliando seus problemas mecânicos.
Nestes quadros,uma serie de exercícios reeducativos terão que ser ensinados, e diariamente colocados em pratica, diariamente durante pelo menos 1 hora, realizando-os com concentração, empenho, cuidado, paciência. Aos poucos no mental das duas moças se estabelecera, se construira , atenção , percepção, controle, e desejo de modificação estimulados e provocados pelos exercícios… 
Após três meses de pratica, sempre passando pelos controles e novos aprendizados com o professor, ai então, somente nessa etapa tendo cumprido da forma prescrita, INICIA-SE CAMINHAR, BICICLETA ETC, E OS EXERCÍCIOS REEDUCATIVOS PASSARAO A SER SER REALIZADOS 3 X POR SEMANA.
Observe um dos exercícios que serão indicados nesse processo:


Deitado no chão, pernas dobradas, observe o alinhamento das pernas e dos pés apoiados na espuma, a distancia do quadril com o apoio dos pés., encaixe dos ombros , posicionamento dos braços.
Ao expirar pela boca entre a língua e os dentes emitindo o som “SSSS”,, o praticante pressiona os dois bastões na espuma, crescendo o pescoço, encaixando ombros sobre as costela e abrindo peitorais.. Ao mesmo tempo que pressiona os pés contra a espuma, encaixando a região lombar no chão. Ao inspirar , mantém-se as pressões do bastão e pés contra a espuma, tentando dar volume às costelas, e não dilatar a barriga.
Relaxa-se e reinicia o processo durante vinte vezes, em seguida deve-se manter as pressões durante três ciclos respiratórios completos e fazer mais 20 vezes. Entenda esse é um dos trinta exercícios que serão ensinados aplicados e feitos diariamente com rigor e meta. Aí então, somente assim a coisa anda.
Infelizmente ainda não é esse entendimento que temos de reeducação do movimento, não é!?
Ivaldo Bertazzo

Esse é apenas um dos movimentos. Venha mudar de vida, em physioterapia e consultórios.
www.physioterapia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *