É possível prevenir lesão como se vende por ai?

Menos dor por favor!!!
4 de dezembro de 2016
A importância da Fisioterapia Respiratória
A importância da Fisioterapia Respiratória
6 de maio de 2021

Muitas são as promessas para atrair público e clientes e precisamos sempre estar bem informados e ter profissionais em que confiamos que possam nos orientar para tomar a melhor decisão para nossa saúde.

Vamos começar analisando alguns conceitos para poder responder a essa pergunta.

lesão

substantivo feminino
1. 1. MEDICINA-  ferimento ou traumatismo.
2. 2. PATOLOGIA – qualquer alteração patológica ou traumática de um tecido, esp. quando acarreta perda de função de uma parte do corpo.

Observando o dicionário vemos que é uma perda da função, e em sã consciência, ninguém perde a função de alguma parte do corpo de forma proposital. Normalmente as lesões acontecem de forma imprevista, em acidentes e se são imprevistos não tem como prevenir correto?

O correto seria falar em redução de risco de lesão, pois podemos deixar seus músculos mais fortes, suas reações de proteção mais ativas, suas amplitudes de movimentos mais livres para que se aja um evento repentino você possa ter habilidade para se esquivar dos perigos.

Essa habilidade é dada por um trabalho de força controlada do corpo todo, onde todos os músculos sabem o que tem que fazer e a força adequada para cada movimento, associado a um trabalho de amplitude de movimento que capacita que suas articulações exerçam sua função sem atritos e nem compensações que possam sobrecarregar outra estrutura e ainda vivenciar diversas posições que seu corpo pode assumir no espaço e suas devidas forças e movimentações em cada uma delas.

Assim podemos dizer que um individuo esta pronto para diminuir os riscos de lesões e exatamente por isso que quando pensamos em um atleta ele tem uma equipe que consiste em treinador, preparador físico , fisioterapeuta e massagista. Cada um em sua função desempenha um papel importante em cada uma dessas fazes de aprendizagem da habilidade de prevenção, mas todos, não só os atletas, devem preparar essas habilidades e para isso se recomenda no mínimo que sejam escolhidas modalidades de treinos e hobbis diversos durante a vida, como dança, andar de bicicleta, escalar, nadar, lutar, fazer yoga, procurando se desafiar a ter equilíbrio, precisão e força em cada um desses exercícios .

Para tomar decisões sobre os treinos, os profissionais do esporte precisam computar e tabular uma variedade de dados dos atletas, que incluem desde a qualidade de sono até dores articulares, percepções de recuperação ou fatores biomecânicos. Especialmente em modalidades coletivas, é um trabalho moroso e burocrático. Um aplicativo promete facilitar o trabalho desses profissionais e ajudar a diminuir o risco de lesões.

Os profissionais que trabalham com os atletas chegam a reportar um dispêndio de 30% a 50% de seu tempo tabulando esses dados.

O app pode ser usado tanto no celular quanto no computador. Ele reúne e processa dados obtidos diretamente com o atleta por meio de questionários, dispositivos de GPS, monitor de frequência cardíaca e marcadores bioquímicos, entre outros. A partir dessas informações, a plataforma auxilia os treinadores a compreender os dados e transformá-los em ferramenta para um melhor controle de carga no treinamento. A redução do risco de lesão é uma consequência.

Ele se chama LOAD CONTROL e serve para você que não é atleta mas gosta de se cuidar.

Já pensou em marcar uma avaliação com nossa equipe de profissionais?

Ter um profissional para te ajudar a tomar decisões sobre sua saúde é sempre bom.

Roberta Cavenaghi
CREFITO 3/ 72489

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *