O Pilates volta a ter destaque entre os homens, que buscam a modalidade para fortalecer a musculatura, prevenir lesões e ajudar na prática de outros esportes
Embora já exista há mais de 80 anos, o Pilates tem recebido muito destaque recentemente, conquistando novos adeptos a cada dia. Geralmente, os praticantes da modalidade são pessoas do sexo feminino que buscam qualidade de vida e equilíbrio entre a mente e o corpo. Porém, o mais curioso é que, inicialmente, o Pilates era praticado apenas por homens.
Apesar da modalidade não causar hipertrofia, o Pilates fortalece e define a musculatura do corpo, além de prevenir lesões, o que o torna um ótimo aliado a outras atividades físicas.
Além disso, a musculação pode, sim, ser substituída pelo Pilates. Segundo o treinador, basta que o professor adéqüe as aulas de acordo com os objetivos dos alunos. Para aperfeiçoar ainda mais as aulas masculinas, os exercícios devem visar mais o quadrante superior e atividades que desafiam a força e a resistência muscular.
As aulas de Pilates para homens têm a mesma duração das demais: 60 minutos em estúdio. E os exercícios realizados não diferem do repertório já existente, mas contam com mudanças de alavancas e de amplitude que intensificam bastante o trabalho.