Pilates e o tratamento do MAL DE PARKINSON …

Epicondilite Lateral do Cotovelo
11 de novembro de 2010
Estudo alerta para aumento de obesidade em países emergentes
12 de novembro de 2010

Receber a medicação certa é fundamental, mas muitas pessoas que sofrem de Parkinson podem ir além e apreciar os benefícios da integração da medicação com as terapias alternativas, como o Pilates.

Doença de Parkinson é uma doença neurológica progressiva que afeta os movimentos diários, como caminhar, falar e escrever. A doença é causada por uma perda de células nervosas de uma parte do cérebro chamada substância negra. Essas células são responsáveis pela produção do neurotransmissor dopamina, que permite que as mensagens sejam enviadas para as partes do cérebro que controlam o movimento. Com o esgotamento de dopamina, a coordenação torna-se cada vez mais difícil.

Os sintomas do mal de Parkinson são comumente observados são a agitação ou tremores (que geralmente começam com uma das mãos), lentidão de movimentos e / ou rigidez dos músculos. As pessoas que têm Parkinson encontram dificuldade para iniciar movimentos, lentidão física e rigidez muscular. As atividades básicas, tais como levantar de uma posição sentada ou escrever podem se tornar difíceis. A fala, a deglutição e a postura também podem ser afetadas.

As drogas são geralmente prescritas para tratar os sintomas, mas também é uma boa idéia olhar para os hábitos de vida geral, a fim de administrar com êxito a doença no cotidiano. A vida torna-se mais e mais difícil à medida que a doença progride, os parkinsonianos tendem a se tornar mais sedentários. As pessoas que têm Parkinson, também tendem a respirar superficialmente, limitando assim a quantidade de oxigênio que está disponível para utilização pelo organismo.

O Pilates centra-se na respiração torácica, que preenche todo o espaço na caixa torácica de modo que os fluxos de oxigênio para os músculos sejam mais eficientes. Ele também ajuda a melhorar a coordenação e controle dos movimentos, através de técnicas como o alongamento dos músculos. Alguns dos problemas rotineiros associados ao Parkinson, como a tensão nos ombros e costas podem ser amenizados utilizando Pilates.

O Pilates incentiva padrões de movimentos específicos por meio do reposicionamento do muscular e alongamento; a falta de destreza associada ao Parkinson pode ser aliviada.

Os médicos observam que muitas pessoas que sofrem com os sintomas de Parkinson têm também a experiência da depressão, talvez devido a alterações químicas no cérebro que contribuem para a doença de Parkinson ou como uma resposta a todas as limitações físicas impostas pelo processo da doença em si. O exercício é uma ótima maneira de aliviar os sintomas de depressão em geral, e dá às pessoas a oportunidade de fazer novas amizades. A vantagem de usar Pilates como uma forma de exercício para lidar com Parkinson, é que ele pode ser adaptado às necessidades individuais e se trabalhar de um-em-um dentro de um grupo.

Verifique com seu médico ou profissional de saúde antes de usar Pilates ou qualquer outra forma de exercício no tratamento do mal de Parkinson.