PILATES

Início
15 de janeiro de 2010
Acupuntura x Fibromialgia
18 de janeiro de 2010

A técnica foi desenvolvida por Joseph Hubertus Pilates um alemão nascido em 1880. Durante sua infância muitos problemas físicos como asma, raquitismo e febre reumática.
Por conta destes problemas ele acabou realizando uma série de atividades físicas entre elas boxe, circo, ginásticas diversas e estudou muito sobre constituição corporal.
Ele se mudou para Inglaterra em 1912 onde iniciou a ensinar defesa pessoal para um grupo de policiais locais
Durante este período pilates iniciou também o desenvolvimento dos equipamentos que são utilizados até hoje sendo que pouquíssimas coisas mudaram nos desenhos iniciais realizados por ele.
Foi para a primeira guerra mundial onde ficou em um campo de concentração e lá iniciou seus trabalhos reabilitando as pessoas ao seu redor, usando apenas a força do próprio corpo e molas que eram retiradas dos colchões.
Em 1925 foi convidado pelo governo alemão para realizar os treinamentos dos exércitos, ele recusou e migrou para os Estados Unidos da América mais especificamente para Nova Iorque aonde abriu seu estúdio de pilates que ficou muito conhecido no meio artístico principalmente entre os dançarinos.
Em 1945 pilates escreveu um livro “Retorne a vida com Contrologia” onde ele afirma e atividade física é o primeiro requisito para a Felicidade.
Ele morreu em 1967 devido a um incêndio que aconteceu dentro do estúdio e ele quis salva-lo. Ele morreu aos 87 anos de vida. Estúdio ainda está funcionando

Fundamentos do Pilates

Alinhamento postural para melhor efetividade
O diafragma é o topo do cilindro dos músculos abdominais; o controle respiratório requer força respiratória assim como coordenação e timing
Poucas repetições com movimentos precisos
Concentração da musculatura transversal do abdômen que realiza a estabilização da pélvis (se conecta com a coluna e com a parte da frente do corpo)
O método consciste basicamente em exercícios lentos deliberados em combinação com a respiração e foco no abdômen, coluna baixa e concentração.

OBJETIVOS

Os objetivos do Pilates são bastante simples e assim como em todas as outras atividades são os objetivos que a maioria das pessoas buscam.
– Melhora da postura
– Aumento da flexibilidade Corporal
– Aumento da força muscular
* Neste ultimo item quando nos referimos a aumento da força muscular não estamos nos referindo a ganhos extraordinários de massa muscular mas sim de melhora do tônus muscular geral que tem como objetivo melhora do desempenho das atividades realizadas no cotidiano assim como a prevenção de doenças do sistema músculo-esquelético sem é claro criar volumes exacerbados de músculos.
O pilates trabalha uma série de músculos simultaneamente através de movimentos lentos, suaves e contínuos com concentração especial da musculatura abdominal baixa que denominamos de POWER HOUSE ou CENTRO DE FORÇA.

Muitos irão perceber que a técnica tem muitas semelhanças com a IOGA ou IÓGA, pois os movimentos são em até certo ponto semelhantes, mas vale lembrar que as técnicas apesar de objetivos semelhantes trabalham de forma bastante distintas, pois a IOGA tem como base a medicina Indiana e é apenas um complemento do que é realizado e não apenas uma atividade física.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *