Porque o frio aumenta a dor?

PILATES para REABILITAÇÃO, agora!
21 de junho de 2016
Saiba como os hormônios da tireoide influenciam seu metabolismo e como controlá-los
30 de junho de 2016

 

 

Saiba porque no frio tudo doi e como podemos diminuir esse impacto.


Com a chegada do inverno, as queixas de dor muscular e articular aumentam. O frio faz com que as tensões musculares aumentem, pois para tentar se proteger dele, as pessoas tendem a se encolher, gerando encurtamento muscular, para gerar mais calor e manter a temperatura interna do  corpo. Outro fator importante é que durante o frio o metabolismo sofre alterações, os músculos e os vasos sanguíneos provocam contrações involuntárias para manter o corpo aquecido e facilitar o transporte de nutrientes e oxigênio que chega aos tecidos.


O encurtamento muscular provoca diminuição de força, restrição leve de movimento e espessamento do líquido sinovial que é responsável por lubrificar e nutrir as articulações.
Por isso que as pessoas que possuem artirite reumatóide, artroses, fibromialgia, acabam tendo piora da dor. O mais indicado para essa estação não é só se agasalhar bem, e sim manter o ambiente aquecido, pois apesar das roupas o corpo ainda intende que esta frio.

Cubra bem principalmente as extremidades, para manter o corpo aquecido, pois existe uma patologia que chama O fenômeno de Raynaud é uma condição na qual ocorre um exagero na resposta à temperatura fria. As manifestações clínicas do fenômeno de Raynaud são causadas pela vasoconstrição (estreitamento) dos vasos sanguíneos (artérias e arteríolas), que resulta na redução do fluxo sanguíneo para a pele (isquemia), enquanto a cianose (arroxeamento da pele) é causada pela diminuição da oxigenação nos pequenos vasos sanguíneos (arteríolas e capilares) da pele. A pele fica fria e gera uma área empalidecida bem demarcada ou uma cianose em dedos de mãos e pés. 
Realizar alongamento muscular ativamente e fazer atividade física ajuda a manter a flexibilidade e mobilidade muscular e promove a manutenção postural, prevenindo o excesso de tensões.

Na physioterapia, temos técnicas integradas para que seu  frio passe rápido  e você nem perceba.
Podemos fazer pilates, e terapia manual para conter suas dores.
Nossas salas são climatizadas.
Veja mais em nossa pagina www.physioterapia.com.br
Gostou desta informação ? Curta e compartilhe com seus amigos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chame agora! whatsapp