23 de outubro de 2013
31 de outubro de 2013

Quem já não teve torcicolo ou dores no pescoço?

Escrito pela Dra Jessie Karen Meza Saavedra, fisioterapeuta CREFITO-3/77713-F
Algo muito comum e cada vez mais frequente hoje em dia devido as modernidades tecnológicas e do trabalho moderno. A troca de tela de computadores por laptops, celulares com internet e jogos e o iPad estão fazendo com que as tensões em nossos pescoços aumentem cada vez mais. Pois o pioneiro a fazer isso é o assistir televisão jogado no sofá, literalmente.
O descuido de estar numa posição correta ao usar esses objetos cada vez menores, estão deixando nosso corpo cada vez mais dolorido. O cansaço do dia a dia toma conta e estamos usando estes utinsilios deitados em sofás e camas, e dessa forma a região que mais sofre é o pescoço.
A tensão na região do pescoço pode desencadear dores nos ombros ao apertar(nódulos no pescoço, mas conhecido como carocinhos), torcicolo, alteração postural como escoliose e até náuseas, tonturas e fortes dores de cabeça( compressão do nervo vago), caso a pessoa não cuide desde os primeiros sintomas.
A técnica do RPG®(Reeducação Postural Global- Philippe Souchard) consegue tratar dos sintomas mais sutis (tensão nos ombros) até os mais fortes (náusea, dor de cabeça).
Para o tratamento são utilizadas posturas da RPG deitado, pois será feito um trabalho nas musculaturas da cabeça e pescoço e também por causa dos sintomas. As posturas mais usadas são a rã no chão ou rão no ar (para pacientes com sintomas) e sentado( para alteração postural, como escoliose). Além do alongamento dos músculos trapézio e esternocleidomastóide é muito frequente a ação também dos escalenos e elevedor da escápula. O tratamento se baseia no manuseio direto dos músculos,associados com a respiração diafragmática e alinhamento do corpo todo, não deixando haver compensações. No término da consulta o paciente já sentirá melhora, no qual apresentará diminuição ou a ausência dos sintomas e uma postura alinhada .

Jessie Saavedra
Crefito-3/77713-F