Veja dicas para se livrar da prisão de ventre e ter mais saúde e qualidade de vida.
1 – Mexa-se! Não esqueça que os intestinos são músculos. Se você passar o dia sentada, seu sistema digestivo fica lento. Estudos indicam que as pessoas sedentárias são 3 vezes mais passíveis de sofrer de prisão de ventre.
2 – Descanse bem!
3 – Pare tudo e vá ao banheiro! Ao sentir necessidade, quanto mais tempo você demorar a ir ao banheiro, mais água é absorvida, e mais duras ficam as fezes.
4 – Beba muito líquido! Tome líquidos em todas as refeições. Inclua no seu dia-a-dia alimentos líquidos, como sopas e molhos, além de água, leite desnatado e sucos.
5 – Consuma alimentos ricos em fibras todas as refeições! Mas se você não tem o hábito de comer fibras, comece com pequenas doses, para não causar um desarranjo intestinal.
6 – Coma ameixa seca! O alimento funciona como um laxante. Comer 3 ou 4 por dia já é o suficiente. Suco de ameixa tem o mesmo efeito.
7 – Coma seente de linhaça moída! Comece com uma colher (sopa) e vá aumentando até chegar a duas. Acrescente-a em sopas, cereais e cozidos.
8 – Coma alcaçuz! Alguns pedaços ajudam a amenizar o incômodo.
9 – Certifique-se de que sua alimentação não esteja pobre demais em gorduras! As gorduras podem funcionar como lubrificantes. Portanto, um pouco de azeite e nozes, por exemplo, podem ajudar nesse processo.
10 – Faça algumas trocas alimentares para aumentar as fibras em todas as refeições:
– cevada em vez de arroz branco
– pão integral em vez de pão branco
– sopa de lentilhas em vez de sopa de vegetais
Nectarina: A fruta que regulariza o intestino
Esta fruta suculenta tem alto teor de betacaroteno, um antioxidante que o organismo converte em vitamina A. Contém ainda potássio, viamina E e C. Para melhorar ainda mais, a polpa é rica em antioxidantes que ajudam a proteger contra o câncer e outras doenças ao reduzir os danos celulares que ocorrem quando o corpo queima carboidratos, gorduras ou proteínas. A pectina, uma fibra solúvel, presente em sua composição ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Já a casca contém fibras insolúveis, que previnem a prisão de ventre.
Dica
Ao ser cortada ou picada, a fruta libera uma enzima que provoca o escurecimento da polpa. A descoloração pode ser diminuída ao borrifar gotas de limão sobre os pedaços de nectarina.
Ameixa-preta também combate a prisão de ventre
A ameixa-preta dá um basta na prisão de ventre e na tosse. E, o melhor: não é nada calórica! A fruta também é fonte de vitamina C, que dá aquela força ao sistema imunológico, e vitamina A, que nos ajuda a enxergar bem. Quer mais? Cheia de um tipo particular de fibra, a pectina, abaixa os níveis do mau colesterol, o LDL.
Remédio caseiro para prisão de ventre
Sempre antes de começar a fazer qualquer tipo de dieta ou reeducação alimentar procure um profissional qualificado.
Fonte: M de Mulher,livro O poder dos alimentos e das vitaminas – Especial Seleções
Chame agora!